Thursday, May 31, 2007

Fosseis de mamíferos primitivos


SABIAM QUE... regressaram ao Museu Geológico Nacional em Lisboa fosseis de mamíferos primitivos descobertos em Portugal e que tinham ido para a Alemanha?

Assim à primeira vista a noticia não parece ter grande interesse mas tem...

Os fosseis de mamiferos primitivos (com cerca de 150 milhões de ano) descobertos em Guimarota, perto de Leiria, tem grande interesse geológico e tinham sido levados para a Alemanha nos anos 60 e regressaram esta semana a Portugal.

Parte da notícia no Publico Online:
"Chegou ontem com uma vulgar mochila às costas. Lá dentro, trazia uma embalagem de cartão mais pequena do que uma caixa de sapatos. Abriu-a, e foi então que apareceram 20 caixinhas de plástico transparente, de tamanhos diversos, meticulosamente arrumadas. Guardam um autêntico tesouro para os paleontólogos: fósseis da mina da Guimarota, perto de Leiria, com 150 milhões de anos.

Thomas Martin veio de propósito da Alemanha para devolver a Portugal e ao Museu Geológico, em Lisboa, estes fósseis do Jurássico Superior. Os primeiros foram levados para a Alemanha nos anos 60, pela equipa do paleontólogo Walter Kühne, da Universidade Livre de Berlim, que os descobriu.

"A Guimarota forneceu o primeiro esqueleto de um mamífero do Jurássico", diz. E eis que o paleontólogo saca do esqueleto do Henkelotherium guimarotae, descoberto em 1976. Vivia nas árvores e comia insectos.

Este é o único esqueleto quase completo de um Henkelotherium guimarotae, que serviu, aliás, para descrever pela primeira vez esse mamífero. Pertencia a um grupo de mamíferos (os paurodontídeos) que está entre os antepassados dos mamíferos actuais.

O outro ex-líbris da Guimarota que Thomas Martin trouxe é o Haldanodon exspectatus. "Vê-se aqui o crânio, o braço e isto é o fémur", aponta. "Estes ossos são muito fortes. Revelam um tipo de adaptação diferente: este animal escavava. Tinha um estilo de vida como o das toupeiras."

A vinda do cientista alemão não surgiu do nada. Há dez anos, o geólogo Miguel Ramalho, director do Museu Geológico, começou os contactos para que os fósseis voltassem. Como aliás tinha sido acordado, tanto que há mais de 30 anos até regressaram alguns. "Nos últimos três anos, retomei os contactos. Thomas Martin disse-me que não havia problema", conta Miguel Ramalho.

No início do ano, chegou uma leva de fósseis, por correio normal. "O acordo foi que o material seria devolvido depois da investigação. Ainda temos projectos em curso, mas todo o material vai regressar a Portugal", garante o paleontólogo alemão."

Toda a noticia se clicarem na imagem do geólogo.

No comments: