Thursday, May 17, 2007

Dia da Espiga

SABIAM QUE... hoje é feriado municipal em vários locais por ser o Dia da Espiga?

Possivelmente, quem está a ler este post percebe agora a razão das ruas estarem povoadas de gente a vender ramos de certas plantinhas... Hoje é o dia da espiga.

O que é o dia da espiga e o que se celebra nela?
Aqui fica o texto feito por César Moreira para o Portal da Região de Mafra:

"Esta quinta-feira, assinalada no calendário cristão como a da Ascensão - em que a Igreja comemora a ascensão de Jesus Cristo ao Céu -, é igualmente o dia em que tradicionalmente se ia ao campo colher um ramo, no qual a espiga de trigo era o elemento mais simbólico. Compunham igualmente o ramo, um malmequer, uma papoila, um ramo de oliveira, um ramo de parreira e um pé de alecrim.
Simbologia associada a cada elemento:
Espiga – Pão; Malmequer – Ouro e prata; Papoila – Amor e vida; Oliveira – Azeite e paz; Videira – Vinho e alegria; Alecrim – Saúde e força.

Manda a tradição que no “Dia da Espiga” os jagozes saiam da sua terra para animadamente “povoar” zonas mais saloias e, em jeito de passeio, levem a sua família e amigos para um alegre piquenique. São vários os petiscos típicos para este dia. Se uns escolhem a churrascada, outros preferem o coelho com ervilhas, o arroz de pato ou até o ensopado de borrego, entre outras iguarias. O que não pode faltar é a rega vinícola, seja branca, tinta ou verde, muita alegria e boa música para dar cor à festa.

De há uns anos para cá, os mais jovens reúnem-se na noite de quarta-feira na Foz do Lizandro onde acampam até o dia nascer. As fogueiras dão o tom quente à noite, de onde vem também o aroma inconfundível dos grelhados. No fundo, é uma festa típica portuguesa. Come-se, bebe-se e emerge a diversão por entre várias gerações naquilo que os jagozes, e não só, mais gostam: uma boa festa!"

Este dia é feriado municipal em vários concelhos, inclusive Mafra, Vila Franca de Xira, Torres Novas, Beja etc.

A história pagã por trás deste dia é diferente. Neste dia os namorados aproveitavam, na antiguidade, para ir ao campo "apanhar espiga"... obviamente isso era uma desculpa ;)
No fundo o ir "apanhar espiga" ou o "ir ao campo apanhar espiga" era uma forma de fugir aos olhares dos pais indo para o campo para namorar.
"Olha pai, hoje é o dia de ir apanhar espiga para o campo mais a minha namorada... vamos só apanhar espiga hem? Mais nada nos está a passar pela cabeça para quando estivermos os dois sozinhos no meio do campo, nesta oportunidade unica!"

Em certas terras alentejanas ainda se usa essa expressão ("ir ao campo apanhar espiga") com segundas intenções...

No comments: