Thursday, May 10, 2007

Filho de quem?

SABIAM QUE... a expressão "Filho da mãe", usada para ofender alguém, tem a ver com indeterminação do parentesco da criança?

Estava hoje a sair do almoço e oiço dois senhores a conversarem sobre a origem de expressões.
Oiço então qual é a origem duma expressão ofensiva: "Filho da mãe".

Fui pesquisar sobre o assunto na internet e não encontrei grande coisa. O máximo que encontrei foi uma explicação dentro da realidade do Brasil. Aqui fica o que encontrei:

"O culpado e criador indireto do “filho da mãe” é o antigo Código Civil (Lei nº 3.071/16), promulgado em 1916, e que foi revogado pelo novo Código, de 2002. Este quase centenário diploma distingüia filhos legítimos, frutos do casamento, daqueles tidos fora dele, fosse por adoção, fosse através de casos extraconjugais. Aos legítimos, todos os direitos; aos bastardos, nada. Essas crianças eram registradas apenas pela mãe, não tendo direito a absolutamente nada do pai, sequer o sobrenome. Ser “filho da mãe” era uma tristeza, uma vergonha, e ser chamado assim, um insulto."

Possívelmente em Portugal, existe uma lei semelhante ou então adoptamos esta expressão do Brasil.

A história que eu ouvi foi mais ou menos assim:
-Num bairro conhecido em Lisboa havia uma promiscuidade (sempre quis usar palavras caras ehehe) enorme. Todos os maridos metiam-se com todas as mulheres dos vizinhos (uma alegria). Como na altura não havia teste de paternidade, ninguém sabia exactamente quem era o pai de quem... da mãe sabiam garantidamente.
Eram todos "filhos da mãe".

Se alguém souber mais sobre este assunto ou semelhante, comente!

No comments: