Friday, June 1, 2007

"Smile you are on Candid Camera"




SABIAM QUE... a google criou um novo serviço que permite ver certas cidades mesmo como se tivessemos lá?




Devem estar alguns de vocês a pensar "AH mas isso já existe à muito tempo! É o google earth!"

Estão certos e estão errados ao mesmo tempo. Passo a explicar.

Efectivamente, o google earth permite ir a (quase) todos os pontos do Mundo via Internet e ver locais a muitos kms de distancia sem sair da secretária. Estas imagens são geradas por satélites à volta do planeta que premite obter imagens (mais ou menos) claras de vários locais do Mundo.
A novidade que vos trago aqui é que - ESTES GAJOS DA GOOGLE BOMBAM MAIS DO QUE NÓS PENSÁVAMOS!!!

Agora podemos ir a certas cidades (apenas dos Estados Unidos da América, por enquanto) e ver mesmo como se tivessemos lá. Vários conjuntos de fotos faz com que estejamos a passear a pé ou de carro em Nova York ao mesmo tempo que estamos sentadinhos na cadeira.

A nova ferramenta do google earth chama-se "Google Street View" e está disponível no site maps.google.com de uma forma muito simples.

Obviamente que esta novidade já tem bastante polémica misturada visto que a clareza das imagens é tao boa que conseguimos distinguir uma cara ou uma matricula de carro e já ha pessoas a queixarem-se de invasão de privacidade.

Olhem a noticia que saiu hoje (sexta) no JN:

"Uma nova e interessante ferramenta, na Internet, está a causar polémica nos Estados Unidos. Trata-se de um recurso recentemente lançado pelo gigante Google que permite ao internauta "passear" por ruas norte-americanas, com uma visão de 360 graus, bastando usar o rato ou o teclado do computador. O programa chama-se "Street View" e faz parte do serviço Google Maps. É eficaz, divertido e útil.

É, como já foi classificado, "assustadoramente impressionante". À medida que se caminha virtualmente pelas ruas, olhando para todas as direcções, podemos ver, através de zoom, todos os detalhes dos locais, inclusive pessoas e matrículas de automóveis. Para já, estão disponíveis fotos das ruas e avenidas das cidades de São Francisco, Nova Iorque, Denver, Las Vegas e Miami, capturadas por funcionários do Google. Para utilizar, basta entrar no site http://maps.google.com/ procurar uma das cidades referidas e "clicar" em "Street View". Mas o detalhe alcançado pelas imagens está a preocupar os utilizadores e a questão da privacidade gera polémica. Uma norte-americana alertou que a janela do seu apartamento pode ser vista de tão perto que até o seu gato aparece na imagem.

Alguns utilizadores acusam o Google de invasão de privacidade. Outros ironizam e sugerem que quem não quiser ser fotografado deve colocar uma placa à porta de casa com essa indicação. Um site norte-americano está até a procurar situações incómodas e promete fazer uma reportagem e mostrar as imagens mais curiosas numa fotogaleria dedicada ao assunto. Indiferente à polémica, o Google avança e anunciou, ontem, que comprou um site espanhol que arquiva fotografias tiradas pelos internautas com as suas coordenadas geográficas.
Manuel Molinos "
Clicando na imagem tirada por mim vão dar ao site da google earth onde podem ver por vocês mesmo a maravilha do google earth view.
"Hey! Tira o dedo do nariz... eu vi-te no meu computador!"

1 comment:

Anonymous said...

Já estive a “brincar”com o street view. Realmente a Google está-nos sempre a surpreender com os seus novos serviços, mas a continuar assim vamos começar a ter problemas de invasão de privacidade e entrar num autêntico Big Brother (se é que não estamos já).
Claro que este sistema também nos permite ter uma visão de sítios a que nunca fomos alimentando os nossos sonhos ou simplesmente recordar uma boa viagem. Mas não há nada como ver ao vivo!