Monday, May 14, 2007

Quanto custa o Futuro?

SABIAM QUE... Portugal terá de investir mais de seis mil MILHOES de euros até 2010 em energias renováveis se quiser cumprir as metas de Quioto?


Hoje no público online era apresentada uma noticia que explicava qual era o preço para termos um Futuro...


Como sabem, o protocolo de Quioto, assinado por vários países, obriga que certas metas sejam obtidas até 2010. Entre elas está o investimento em energia renovável.


Parte da noticia no Público online apresentava-se assim:


"Portugal terá de investir 6400 milhões de euros até 2010 para elevar o consumo de energia renovável até 39 por cento do consumo total, segundo estudo apresentado hoje pela Espírito Santo (ES) Research Sectorial.
A directiva comunitária prevê o aumento para 12 por cento da quota de consumo interno bruto de energia proveniente de energias renováveis e um aumento para 22 por cento da quota de produção eléctrica a partir de fonte renovável até 2010. Segundo Francisco Palma, director da ES Research, o sector eólico "é onde vai estar concentrada a maior parte do investimento" (cerca de 4220 milhões de euros), seguida pela solar (850 milhões) e pela hídrica (774 milhões).


Ana Fernandes, directora executiva da EDP, acrescentou que "Portugal e Espanha têm excelentes recursos naturais que os podem posicionar como líderes mundiais nas energias renováveis", tendo a EDP "impulsionado fortemente o investimento" nesta área. "


Entretanto no site Portal das Energias Renováveis é destacado o facto de que as energias renováveis são prioridade do M.I.T. -Portugal (o MIT é dos institutos de tecnologia mais famosos do Mundo):


"Energias renováveis, microgeração, redes inteligentes para distribuição de electricidade e dispositivos “facilitadores” de eficiência energética são as áreas em que a EDP vai desenvolver projectos em parceria com o MIT-Portugal. A eléctrica portuguesa é uma das empresas do sector da energia que acabam de aderir ao programa de investigação e desenvolvimento.


«Com esta colaboração a EDP espera ter acesso ao mais actualizado “estado do conhecimento” nestas matérias, o qual permitirá fertilizar a nossa própria estrutura de inovação e desenvolvimento tecnológico, tornando-o mais imediatamente produtiva e sustentável», considera fonte oficial da EDP, em nota enviada ao Ambiente Online.


A empresa já mantém há alguns anos uma relação com o Massachussets Institute of Technology (MIT) na área de energia e ambiente, e é uma das entidades parceiras do Centro de Investigação para a Energia e Política Ambiental daquela universidade norte-americana.
«A afiliação no MIT Portugal coincide com uma alteração profunda que levamos a cabo na estrutura de inovação da EDP», explica a empresa. «Criámos por exemplo a EDP Inovação, que agrega numa única empresa as valências que possuíamos nessas áreas». Por outro lado, o orçamento para a inovação tem vindo a ser reforçado. O objectivo é investir, até 2010, dez milhões de euros anuais em investigação e desenvolvimento."


Clicando na foto da eólica vão dar ao site do Portal das Energias Renováveis.

No comments: