Tuesday, May 29, 2007

Má alimentação

SABIAM QUE... a maioria das crianças portuguesas têm um MAU pequeno-almoço?

Este é um tema que hoje preencheu noticia em todos os jornais, telejornais ou jornais de rádio e eu não quis deixar passar de pôr aqui neste blog de cultura e informação.

Então vamos lá ver o que se passa:
-O Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz publicou hoje um relatório sobre os hábitos alimentares das crianças e os resultados são preocupantes...

Apresento-vos a noticia contada por dois jornais online:
"Foram inquiridos alunos de escolas do Norte, do Centro e da Grande Lisboa. O estudo insere-se no projecto Bom Dia Planta, que envolve a Fima-Planta, o Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz (no Monte da Caparica, onde os resultados hoje são apresentados), pais e professores.

Constata-se que o pequeno-almoço faz parte dos hábitos da grande maioria destes alunos do 1.º ciclo do ensino básico. Quase todos (98,5 por cento) dizem tomá-lo, a maior parte (93,4 por cento) em casa.

E o que é que comem? Antes de mais, bolachas (54,1 por cento). A seguir pão com manteiga (47 por cento), fruta (37,3 por cento), bolos (26,6 por cento) e batatas fritas (11,6 por cento). Quase metade (47,2 por cento) dos inquiridos bebe leite com chocolate. Só um em perto de 28 mil alunos não consome alimentos com açúcar ao pequeno-almoço.

Fernanda de Mesquita reconhece que não estava à espera que houvesse tantas crianças a começar o dia com batatas fritas, mas também é verdade que a surpreendeu pela positiva a percentagem das que estão habituadas a consumir fruta."
In Publico Online

"Depois de acordar, quase todas as crianças tomam pequeno-almoço. A notícia seria boa se as escolhas não recaíssem sobre bolachas, batatas fritas e bolos. Segundo um estudo, só uma em 27 500 crianças cumpre as regras de nutrição e não acrescenta açúcar a alimentos que já o têm em excesso. Estes erros ajudam a explicar o facto de uma em três crianças portuguesas sofrer de obesidade.

"A escolha não é da criança. É de quem lhe dá o pequeno-almoço", disse ao DN Fernanda Mesquita, nutricionista e coordenadora do estudo do Gabinete de Investigação em Nutrição do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, que é hoje apresentado. A maior parte das crianças (93%) toma a refeição em casa. Aí as escolhas são dos pais, mas parte do problema está "nas cantinas das escolas, que vendem tudo, até leite com chocolate. Houve uma escola que disse que não podia mudar a oferta porque a concessão era mais barata", lamentou.

O estudo realizado no âmbito do projecto Bom Dia Planta, que envolveu 27500 crianças entre os 6 e os dez anos em Portugal, permitiu concluir que apenas 12,4% das crianças fazem um pequeno-almoço com produtos saudáveis, mas não inteiramente. "As crianças nunca deviam comer alimentos com açúcar. É um escândalo, por isso temos tantos diabéticos. O açúcar que os alimentos têm é suficiente, mas elas põem-no no leite, iogurtes e até no leite com chocolate", frisa."
IN DN online

Outra conclusão retirada deste estudo é o tempo de jejum que as crianças passam mas isso... ai ai ai!
Diz o estudo que a maioria das crianças passam 11 horas sem comer-em jejum (desde a última refeição de noite até ao pequeno-almoço) mas sejamos sérios... Querem que as crianças comam a dormir??
Se a ultima refeição for as 21h00, para a criança se deitar as 22h00, e depois tomar o pequeno-almoço às 8 da manha já temos 11 horas de jejum e 10 horas de sono. Enfim...

No comments: