
SABIAM QUE... existem vários paises "em luta" para ver quem é o primeiro a ter uma base na Lua?
É verdade... todas as terras já foram conquistadas na Terra por isso, os países mais ricos do Mundo viraram-se para o espaço.
Próximo objectivo: Conquistar a lua. :)
Vamos lá dar uma vista de olhos à varias nóticias sobre bases lunares.
Segundo o Euronews a NASA está pronta a avançar para uma base Lunar pronta em 2020:
"A NASA anunciou a intenção de construir uma base permanente na Lua. O objectivo é a exploração do sistema solar e esta é uma etapa fundamental para uma viagem ao planeta Marte. Os Estados Unidos não se aventuram sozinhos. Países como a China, a Rússia e entidades como a Agência Espacial Europeia e empresas privadas vão participar neste projecto.A agência norte-americana prevê o início dos voos para a Lua em 2020. O projecto da base lunar vai substituir o actual programa de voos do Space Shuttle que devem ser retirados do serviço dentro de quatro anos. Também em 2010, está prevista a conclusão da Estação Espacial Internacional."
Segundo o Publico online... vemos que, no entanto, a parceria com outros países não é assim tão obvia:
"O director da agência espacial russa revelou que os Estados Unidos rejeitaram uma proposta de Moscovo para a exploração conjunta da Lua, noticiou a agência Interfax.
Em Dezembro do ano passado, a NASA anunciou que planeia construir num dos pólos da Lua, a partir de 2024, uma base internacional permanentemente habitada.Posteriormente fontes da agência espacial russa Roscosmos manifestaram a sua esperança numa colaboração com o programa da NASA através da tecnologia e da experiência da Rússia.
Porém, segundo a agência Interfax, o chefe da Roscosmos, Anatoli Perminov, disse que os Estados Unidos rejeitaram a oferta."Estamos prontos a cooperar, mas os Estados Unidos anunciaram que vão desenvolver o programa sozinhos", disse Perminov, citado pela Interfax. "O que é estranho, porque os Estados Unidos têm falta de peritos para aplicar o seu programa", acrescentou o responsável russo."
No entanto a Russia não desiste e segundo o site Techtakeway:
"President of the Energia Rocket and Space Corporation, Nikolai Sevastyanov, said that Russia will build the first permanent lunar base in 2015. NASA managers claim that U.S astronauts will land on the Moon in 2018 and manned lunar bases will be established in the future."
http://www.techtakeaway.com/space_elevator.php
Ainda neste conflito Russia/America pelo espaço o site do newcientist diz:
"NASA denies that it has received any proposal from Russia to conduct joint moon activities, despite media reports to the contrary. Still, some experts say the US agency is pursuing an increasingly isolationist stance and could be left behind as other nations forge new partnerships to explore space.
On Sunday, the Interfax news agency reported that Anatoly Perminov, head of the Russian space agency Roskosmos, said that Russia had proposed pooling resources to explore the moon. "We were ready to cooperate, but for unknown reasons, the United States have said they will undertake this programme themselves," he said.
But NASA spokesperson Michael Braukus, speaking from the agency's headquarters in Washington, DC, said that NASA has not received such an offer from Russia. "Nothing was offered and nothing was declined," he told New Scientist. "We have not received a moon cooperation offer from Roskomos.""
Mas esperem lá... o Japão não fica atrás:
"Motivados pelo sucesso que tem sido o seu programa de lançamento de satélites, a Agência de Exploração Espacial Japonesa (AEEJ) anunciou hoje (18/4) publicamente a intenção de estabelecer na Lua uma base permanente ocupada por astronautas japoneses.
De acordo com a notícia da Agência Reuters, a missão será de longo prazo e deverá ficar operativa em 2025."
Entretanto... os chineses vão comprando terrenos na Lua AHAHAHAHA:
"A justiça chinesa confirmou, no final de Março, uma sentença proferida em 2005 que interditava a venda de terrenos na Lua levada a cabo por um empresário chinês, informou recentemente a imprensa estatal deste país. Com esta decisão, um tribunal de Pequim considerou, mais uma vez, que ninguém pode reivindicar a propriedade da Lua – tendo como base um tratado internacional sobre o espaço, assinado pela China em 1983 - pondo assim termo às pretensões de Li Jie, que havia montado um escritório com o sugestivo nome de "Embaixada da Lua".
Esta empresa havia apresentado uma queixa contra as autoridades responsáveis pela regulamentação mundial do comércio, que por sua vez tinham retirado a licença profissional a este empresário e multado o prevaricador. O gabinete de comércio considerou que a venda de terrenos na Lua era uma fraude e proibiu o empresário de manter esta actividade, através da qual propunha terrenos ao preço de 298 iuanes (37 dólares) por meio hectare de solo lunar. Cerca de 34 pessoas caíram no conto do vigário antes que as actividades da empresa fossem suspensas pelo governo, e depois proibidas pela justiça em primeira instância."
Para os meus anos também quero um terreno na Lua... AHAHAHAHA
Cliquem na imagem e vão dar a uma lista grande de links d noticias relacionados com as base na lua!
PS: Este post foi maior mas ontem tambem não escrevi...