Sabiam que... a expressão "Santinho" que se diz depois de um espirro é um apelo aos santos para protecção da alma de alguem já moribundo?
Ou seja.. meu amigos: quando alguém vos disser "Santinho" depois de vocês espirrarem, desconfiem...
Está história toda já vem do tempo dos Gregos que os Cristãos (com toda a sua originalidade) pegaram.
Li esta teoria num site:
Na grecia antiga , quando as pessoas morriam, eram "entulhadas" de cânfora e outras coisas que na altura evitava o processo de putrefacção do corpo, estando pronto para ficar por uns tempos na pira funerária para libertar a alma, pois só depois é que seria feito o merecido funeral, este processo só deveria acontecer após a morte.
Quando o corpo estava neste processo, era várias lagartas e parasitas no corpo, estes bichinhos que adoram sitios humidos alojavam-se nas fossas nasais, após algum tempo formavam casulo e seria uma bela borbuleta... qaundo ela saia do casulo e saia a voar do nariz os gregos afirmavam que a alma tinha sido liberta.
Assim quando as pessoas espirravam os gregos pensavam que a alma estava a sair antes do tempo... a pessoa estava a morrer.
Os cristãos adaptaram isto pegando na libertação da alma e chamando o "Santinho" para que protegesse a alma que estava a sair antes do tempo.
Há também quem diga que o espirro era, na antiguidade, visto como a saida de demónios e seres maléficos. Ao dizer-se "Santinho" está-se a apelar aos santos para protegerem a aldeia dos seres que foram expulsos.
Sinceramente... prefiro que me digam "Saúde"... ao menos assim estão-me a desejar o bom.
Friday, April 13, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment