Sabiam que... segundo um estudo da Marktest, em 2006, mais de três milhões de portugueses leram pelo menos um livro nesse ano?
No passado dia 23 de Abril foi o Dia do Livro (para além do Dia do Escoteiro, Parabens a todos os escoteiros ).
Nesse dia foi apresentado o estudo do Consumidor 2006 da Marktest onde se chegou a boas conclusões dos hábitos de leitura dos portugues.
Aqui fica um excerto da noticia no Publico-online:
"É um pequeno passo para um país civilizado, mas é um passo gigantesco para um país que há ainda seis anos tinha nove por cento de analfabetos (e que passou mais de metade do século XX a ser um anacronismo, um mundo à parte num fuso horário à parte da restante Europa ocidental): segundo os dados do estudo Consumidor 2006, que a Marktest divulgou a meio da semana passada, já são mais de três milhões os portugueses que lêem livros (ou, mais exactamente, que leram um livro no mês anterior ao telefonema da Marktest).
Ler continua a ser um comportamento minoritário, uma coisa que acontece a menos de metade da população continental com mais de 15 anos - mas cada vez menos, e isto merece palmas (a pretexto, também, desta efeméride: hoje é o Dia Mundial do Livro e finalmente os portugueses parecem saber o que isso é, e não apenas de vista).
O estudo da Marktest chega a esse ponto: ao ponto de nos dizer que as pessoas que lêem livros vivem sobretudo na Grande Lisboa e no Grande Porto (regiões onde, respectivamente, 49,2 por cento e 50,2 por cento dos habitantes têm esse hábito), são do sexo feminino (40,7 por cento de leitoras contra 33,1 por cento de leitores), correspondem a quadros médios e superiores (classe em que 73,7 por cento dos inquiridos afirmam ler, ao contrário das domésticas, dos trabalhadores não-qualificados e dos reformados) e pertencem às classes alta e média alta (68,2 por cento de leitores contra apenas 20,5 por cento na classe mais baixa).
(...)
A boa notícia do estudo que a Marktest divulgou na semana passada é que, em relação a 1996, a proporção de leitores em Portugal aumentou 58 por cento: há dez anos, só 23,5 por cento dos inquiridos disseram que sim quando lhes perguntaram se tinham lido algum livro no mês anterior."
Eu também ando a ler um livrinho ;)
Clicando aqui vão dar à noticia completa do Público.
Wednesday, April 25, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comment:
eu fiz parte desse estudo.. hehe faço parte dos 40,7% d leitores do sexo feminino... mais que a percentagem do sexo masculino pois claro.. muitos dos homens nao tem tempo pra ler... estao sempre demasiado ocupados a pensar em mulheres e a beber cerveja...
Post a Comment