Thursday, April 26, 2007

Planeta irmão

Sabiam que... foi descoberto um novo planeta que segundo os astrónomos tem umas caracteristicas muito semelhantes à Terra?

Recentemente um grupo de astrónomos descobriu um novo planeta a 20,5 anos-luz da Terra que apresenta certas caracteristicas semelhantes à Terra e logo apresenta uma grande probabilidade de apresentar água e logo vida.

A noticia no Portugal Diário:
"Uma equipa de cientistas europeus, de que faz parte um investigador da Universidade de Lisboa (UL), descobriu o primeiro planeta habitável fora do sistema solar, que apresenta algumas características parecidas com a Terra. No longínquo Gliese 581C, a temperatura deverá variar entre os 0 e os 40 Celsius e pode existir água em estado líquido. Mas o ser humano, por enquanto, só poderá chegar lá através dos argumentos de Hollywood.

Bonfils, um francês que está em Portugal há um ano, a trabalhar no Centro de Astronomia e Astrofísica da UL, explicou que este planeta foi descoberto «há dois meses» na estrela Gliese 581, uma anã vermelha já conhecida desde 2005, que se situa na constelação da Balança, a 20,5 anos-luz da Terra, uma distância que torna impraticável qualquer contacto directo, pelo menos para já, aquela região do Universo.

Sabe-se ainda que este corpo celeste tem um raio 50 por cento maior do que o da Terra e cinco vezes a sua massa. «Não é um planeta gasoso, como Jupíter ou Saturno, pode haver água e sabemos de certeza que as temperaturas variam entre os 0 e os 40 graus Celsius», frisou o «caçador de planetas» da UL, apontando que estas temperaturas foram determinadas através da distância calculada entre a estrela e o Gliese 581C. «Não é possível observar directamente este planeta», frisou o investigador, referindo ainda que não existe tecnologia que permita determinar «se existe vida ou não lá», porque ainda não se sabe sequer se tem atmosfera. A possibilidade de se estudar este mundo distante, observando-o de uma forma mais directa, poderá só vir a acontecer por volta de 2020.
(...)"

A 20 anos luz de distância, viajando à velocidade da luz demoravamos 20 anos a chegar... chato!

Clicando aqui vão dar à noticia toda.

3 comments:

Tâmarinha said...

curioso... pensava que o planeta tinha sido descoberto no Chile e que se situava na constelação Sagitário! Afinal estava enganada!

Luis Oliveira said...

Não estás totalmente enganada.
De facto foi descoberto recentemente (2004) outro planeta que efectivamente tem essas caracteristicas que tu falaste: - está na constelação Sagitário e foi descoberto no Chile.
Mais informações em:
http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=418
;)

Bruno&Ana said...

Ai Meu Deus, o que irão eles descobrir qualuqer dia.


Bem.. não dizem que uma das características da idade contemporanea é a solidão? Venham lá amigos extraterrestes ajudar á festa aqui por estas bandas! Isto aqui anda um bocado fracote!!


ihihihih

*****