Monday, June 4, 2007

A voz dos Ornatos Violeta

SABIAM QUE... o génio por trás da banda Ornatos Violeta está de volta com um trabalho a solo?

Os fans mesmo fans mas mesmo fans já deviam saber disto mas os outros ainda não!

Manuel Cruz, o vocalista e génio por trás da banda Ornatos Violeta (e mais tarde pelos Pluto) está de volta num projecto a solo.

A banda dos Ornatos é uma banda, que apesar de só ter dois albuns publicados, é de eleição para muita gente. Músicas como "A dama do Sinal", "Capitão Romance" ou mesmo "Raquel" preencheram a imaginação de muitos (inclusive eu próprio).

A noticia do Bliz aparece assim:
"Está praticamente concluído o projecto a solo de Manel Cruz, o antigo vocalista dos Ornatos Violeta e líder dos Pluto. À BLITZ, o músico explicou a origem e a índole deste disco, o primeiro em nome próprio, apesar da participação, nas gravações, de numerosos amigos. Composto por dois CDs e um livro (com letras e ilustrações), o álbum reúne temas feitos ao longo dos últimos anos. «Há coisas que surgiram agora, na fase de gravar, e coisas que já existiam. Tem uns devaneios em casa, com os amigos, sons que eu capto na rua… É como pegares no material que tens no computador e que não é para nada e pensares “vou juntar isto, sem grande critério de coerência, e compilar tudo”. É uma coisa que vejo mais como um objecto», diz. «Se calhar requer uma predisposição, como um livro ou um filme, é mais esse tipo de desfrute».

O desprendimento do conceito estende-se à edição (de autor) e à distribuição, que poderá levar Manel Cruz a apresentar o seu trabalho ao volante de uma carrinha, país fora, «tipo feira. Anuncio na net o roteiro da carrinha, para quem estiver interessado… Se calhar é um disparate mas uma pessoa também tem de fazer algumas experiências, até porque se estivermos muito ligados ao mercado, as coisas acontecem de maneira previsível». O facto de ter tido más experiências com a FNAC, como cliente e como músico, faz com que Manel Cruz queira contornar o típico circuito por showcases. «Os gajos eram muito fixes até terem feito o monopólio. Irrita-me muito mais quando as pessoas têm um paleio fantástico de ajuda – da música, da cultura – e depois falham redondamente, do que as pessoas que não têm essa conversa e estão ali para ganhar dinheiro».

O Bandido apresentar-se-á ao vivo quando achar por bem. «Não estou com muita ansiedade para começar a dar concertos. Tenho de descansar um bocado desta maluqueira que foram os últimos tempos». Quanto ao nome do projecto, a autoria é de Kinörm, o baterista dos Ornatos. «Mandou-me um postalzinho de Natal e pôs lá “foge foge bandido”, com uma fotografia minha todo descabelado, todo ressacado. É uma piada de amigos e soou fixe»."

Deve ser um trabalho fantástico... :)

1 comment:

RiseUp said...

Obrigada pela informação.. n sabia disto! Já estou à espera que seja lançado :D