
SABIAM QUE... se um antibiótico nao for tomado até ao fim pode provocar o regresso do mal de uma forma pior?
Toda a gente já ouviu a lenga-lenga do "tem de tomar o antibiótico até ao fim mesmo quando estiver bom".
Mas toda a gente sabe o PORQUÊ???
Em termos práticos a razão para não se parar de tomar o antibiótico, ou seja se se parar quando os sintomas já não são sentidos, é o facto de que a paragem vai fazer com que o mal volte e de uma forma PIOR!!!
Mas em termos cientificos é tudo uma questão de "lei do mais forte" das bactérias.
Os antibióticos são (como o próprio nome indica) quimicos com o objectivo de matar bactérias (anti=contra, biótico=bactérias).
Um antibiótico está designado para matar um tipo de bacterias e uma certa quantidade delas (por isso é que nao se deve auto-medicar antibióticos).
Quando temos uma inflamação qualquer causada por bactérias e nos é receitado um antibiótico é porque a caixa desse antibiótico vai matar as MILHOES de bactérias que estão a causar esse mal.
Começa pelas mais fraquinhas (nao aguentam nada) e vai aos poucos matando as outras ficando para o fim apenas as mais fortes...
Há uma certa altura que a quantidade de bactérias é tão baixa que os sintomas já não são sentidos mas elas continuam no nosso corpo... e logo as mais FORTES, AS RESISTENTES, AS PIORES!!!
Ao parar de tomar o antibiótico estamos a dar a oportunidade das fortes começarem a reproduzirem-se... e olhem que as bactérias são bem rápidas:
1 bacteria da 2, cada uma dessas 2 dão mais 2 e se o primeiro voltar a reproduzir já temos 7, entretanto cada uma dessas 7 dão mais 2 e temos 21... e por ai em diante duma forma bem rápida.
Agora imaginem... vcs paravam de tomar o antibiótico e ficavam umas mil (que nem é muito, acreditem) bactérias FORTES ainda por matar. O que acham que vai acontecer ao fim de um diazito? :-S
Amigos... "tomar antibiótico até ao fim" não é só para se gastar mais dinheiro.
Em cima está uma imagem da reprodução das bactérias.
1 comment:
Pois é! E eu confirmo, é q tenho tido uma inflamação muscular intermitente, agora percebo que tem sido por deixar de tomar os comprimidos logo que me sinto bem! É que não gosto de me sentir dependente de comprimidos... porcaria das bactérias e dos bicharocos...
Post a Comment