
SABIAM QUE... um cientistas alemães inventaram umas pilulas para diminuir as flatulências nos bovinos?
Flatulência, descuido, gases, bufazinha... PEIDO ! (pronto, agora é que este blog desceu muito baixo ihihih).
Todos estes são sinónimos da mesma coisa incomodativa que pode provocar mal estar tanto na pessoa que o deu como nas pessoas em redor.
Qual é a origem dos gases intestinais?
Por muito estranho que pareça, cerca de dois terços dos gases do tubo digestivo são ar que engolimos. Deste modo, apenas um terço dos gases intestinais é que são realmente produzidos nos intestinos.
Qual é a quantidade de gases intestinais que cada pessoa produz em 24 horas?
Em média, cada indivíduo produz, por dia, um litro de gases intestinais. No entanto, comendo certos alimentos podemos produzir mais de um garrafão!...
E que alimentos?? EPAH... a primeira coisa que me "vem à cabeça" é Feijões!
Os feijões, castanhas, grão-de-bico, repolho, cebolas e alhos são os campeões dos "peidocomida". E por que é que estes alimentos originam tantos gases?
Porque a raça humana perdeu, há milhares de anos, a capacidade de fabricar no intestino delgado um enzima ou fermento, chamado alfa-galactosidase, necessário para desfazer ou metabolizar os açúcares chamados oligossacarídeos, que passam intactos para o intestino grosso, onde são fermentados pelas bactérias do cólon, resultando então uma abundância de flatulência, borborismo, ventosidades ou simplesmente gases.
Um dos grandes problemas das flatuências é quando estas se dão no gado bovino e ovino.
O gado bovino e ovino é um dos maiores produtores de gás Metano (20% do total emissão de Metano) devido aos seus belos gases. O metano é um dos gases responsáveis pelo efeito de estufa.
Mas uma solução já foi encontrada... pilulas que diminuem as flatuencias do Gado.
A pilula foi criada na University of Hohenheim em Stuttgard com o objectivo principal de diminuir o metano produzido, aumentando o metabolismo e logo a produção de leite assim como o bem estar do animal. Esta pilula será admistrada juntamente com uma bela dieta anti-flatulencia.
Como diria o Bocage:
"-Bocage diga que foi você que deu o gas... (diz a mulher muito atrapalhada).
-Com certeza minha senhora!
(e gritou bem alto)
O PEIDO QUE ESTA SENHORA DEU,
NÃO FOI ELA... FUI EU!" :)
Cliquem na imagem da vaquinha e vão parar a noticia (em ingles) sobre as pilulas "anti-bufa"!
2 comments:
desculpe mencionar que não concordo quando o autor deste artigo menciona o seguinte: "são sinonimos da mesma coisa incomodativa". Como pode dizer isso? Não há nada melhor que a liberdade, valor mais que presente nesta fuga de gases intestinais, verdade?!
Opiniões meu amigo... opiniões. :P
Post a Comment