Thursday, March 22, 2007

Páscoa


Sabiam que... o coelho está associado à Páscoa visto que este é um animal com uma capacidade reprodutora grande?

A pedido de muitas familias aqui fica a informação de certos "Porquês" da Páscoa.

O que vos vou contar aqui neste post eu já sabia à algum tempo mas fui confirmar na internet... as coisas associadas à Pascoa estão basicamente ligadas à ideia de Nascimento ou da Reprodução:

O Ovo-" Representa o surgimento da vida e a origem do mundo. Daí sua relação com
a ressurreição de Cristo e a Páscoa. A tradição de presentear a família e os amigos com ovos coloridos é um costume antigo dos chineses. Esses povos decoravam ovos de galinha e davam de presente a pessoas queridas, em comemoração à Festa da Primavera, que no hemisfério Norte, coincide com os meses de março e abril, próprios da Páscoa. Ao longo dos anos, o costume foi sendo passado às demais culturas do mundo e os ovos de galinha passaram a ser substituídos por ovos de madeira, de prata e de ouro decorados com pedras preciosas e, por fim, pelos de chocolates em decorrência principalmente, da chegada das indústrias de chocolate."

O Coelho- "apesar de ser um mamífero e por conseguinte não pôr ovos, assumiu o papel de produtor e entregador dos ovos de Páscoa. Isso devido à notória capacidade de reprodução desses animais que se tornaram símbolo da fertilidade."

Existe outras teorias sobre o porquê de o Coelho estar associado à Pascoa:
-" Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos"
-" No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa."

Acho que faz sentido...

5 comments:

Luis Oliveira said...

Claro que há também a teoria do marado do BUBU da antena 3:

(não leam isto se não querem ter pesadelos à noite)

" A origem dos Ovos de Páscoa
Quando um coelho salta às penas duma galinha... é o que dá!

A conclusão foi retirada por cientistas da Suazilândia, depois de analisar o fóssil de um coelho montado em cima duma galinha. "O cruzamento entre os dois animais fez curto circuito nos ovários da galinha. O mais estranho é que as galinhas nem sequer têm ovários", disse-nos o responsável da equipa de investigação, o Dr Galin Hasseo. A teoria do curto circuito nos ovários assenta no pressuposto de que no passado existiram Galinhas Robocop, com transistores no lugar dos ovários. Em contacto com sémen de coelho, os transistores queimaram, e saiu um ovo de chocolate. Os cientistas querem agora saber se esse chocolate era branco ou preto, e se vinha ou não com pedaços de amêndoa."

Unknown said...

Pois é... lamento informar-te que aquilo que tu dizes ja saber não corresponde em nada à verdade.
Na verdade a presença do coelho na páscoa tem a ver com uma viagem que Marco Polo fez a um país na Ásia que não me lembro o nome agora, no qual viu um alto relevo que contava a historia de um coelho muito bonzinho que encontrou um coelho doente e quis morrer na vez dele. Aqui fez-se luz... Quem é que supostamente morreu para salvar outros? Ah pois é... E é o que se comemora na páscoa...
Em relação aos ovos e às amendoas, a explicação também tem a ver com a igreja que considerava a existencia de "corpo, alma e espirito" (se bem que neste momento ja deitou o espirito fora!)... É isso que representa o ovo com a sua casca, clara e gema e a amendoa com a casca, pele e o miolo. Simples...

Luis Oliveira said...

Isso então pode ser outra explicação...
Entre a história de um coelho altruista e a associação do coelho à fertilidade, venha o diabo e escolha.
Obrigado pela sua participação.

Unknown said...

"sua participação"? hum... nao precisas me tratar por voce...
Eu so nao percebo é como é que se pode associar o coelho à fertilidade num epoca como a pascoa em que era suposto, no tempo da maria cachucha, fazer-se jejum... de tudo!

Leonor said...

Eu já li as Viagens de Marco Polo e não está lá nada disso! :(