
Sabiam que... o primeiro projecto para um metro em Lisboa data de 1888?
O metropolitano é um meio de transporte que muita gente depende, essencialmente para chegar (ou voltar) ao trabalho a horas, evitando engarrafamentos.
A palavra metropolitano (abreviadamente Metro) está relaccionado com o facto de a área de uma cidade é considerada a área metropolitana (a metropole). Em inglês temos o "Subway" nos E.U.A. e o "Underground" na Inglaterra, querendo ambos dizer "por baixo da terra" (tendo no entanto alguns troços à superficie).
A história do Metro em Lisboa é a seguinte:
"O metropolitano de Lisboa, totalmente subterrâneo, foi inaugurado a 29 de Dezembro de 1959, consistindo numa linha em Y com dois troços distintos, Sete Rios-Rotunda e Entre Campos-Rotunda. A partir da Rotunda (sob o Marquês de Pombal) seguia em linha comum até aos Restauradores. Só no primeiro ano cerca de 15,3 milhões de
passageiros utilizaram o metro na capital.
O primeiro projecto para a construção do metropolitano em Lisboa surgiu em 1888, seguindo-se outros dois na década de 20 do século XX. Mas só após o final da Segunda Guerra Mundial, e aproveitando os dinheiros proporcionados pelo Plano Marshall (plano norte-americano para ajudar ao desenvolvimento da Europa), é que foi tomada a decisão de arrancar com o projecto. Assim, a 7 de Agosto de 1955 começaram os trabalhos de construção, que se prolongaram por quatro anos até à inauguração em finais de Dezembro de 1959.
Quatro anos depois entrou em exploração o troço Restauradores/Rossio e em 1966 uma extensão deste até à estação de Anjos. Finalmente, em 1972 ficou completa a primeira fase do projecto com o troço Anjos/Alvalade.
O metro foi nacionalizado em 1975 e em 1978 passou a empresa pública.
Só em 1988 foram abertas duas novas extensões: Sete Rios-Colégio Militar e Entre Campos-Cidade Universitária. Cinco anos mais tarde abriu a extensão Cidade Universitária-Campo Grande e a Alvalade-Campo Grande. Esta última passou a ser a primeira estação à superfície da rede de metro.
A partir desta data foram-se multiplicando as estações de metro em Lisboa, mas deve destacar-se a abertura de uma nova linha em Maio de 1998, chamada de Linha do Oriente. Destinada a servir a Expo'98 foi a primeira linha completamente independente a ser inaugurada desde a abertura do metro em 1959. O percurso vai desde a Gare do Oriente até à estação Alameda.
O objectivo do metropolitano de Lisboa é dotar a cidade de uma rede com ligações aos sistemas de transportes ferroviários e fluviais."
Esta informação retirei do site infopedia.pt, site de bastante confiança.
No comments:
Post a Comment