Wednesday, March 28, 2007

Biocombustíveis


Sabiam que... a Galp Energia quer produzir 500 mil toneladas de biocombustíveis?

As alter
ações climáticas estão na boca de toda a gente (até já se pagam milhões para virem cá dar conferencias sobre o assunto) e como tal os biocombustíveis também são muito falados.

Os biocombustíveis são combustíveis produzidos a partir de cereais ou plantas oleaginosas e como tal é uma fonte renovável. Outra vantagem ainda é o facto de produzir menos CO2 na sua queima.

Recentemente a Galp anunciou o seguinte:

"
A Galp Energia quer produzir, por ano, 500 mil toneladas de biocombustível até 2010. Hoje, o presidente-executivo da petrolífera disse estar disponível para promover projectos agrícolas de cereais ou oleaginosas para produção de biodiesel.

Para a produção anual das 500 mil toneladas de biocombustível, que a Galp Energia se propõe atingir até 2010, precisa de uma área agrícola de 400 mil hectares, dependendo da oleagionosa em questão.

O biodiesel de segunda geração, que a Galp vai começar a produzir nas refinarias do Porto e, depois, em Sines, pode ser produzido a partir de qualquer óleo vegetal.

A Galp Energia anunciou hoje um investimento de 225 milhões de euros na adaptação e posterior 'up grade' dos sistema da refinaria do Porto, que lhe permitirá produzir 200 mil toneladas anuais de biodiesel de segunda geração.

O investimento diz ainda respeito à criação de uma unidade na refinaria de Sines, que elevará a produção de biodiesel da Galp Energia até às 500 mil toneladas anuais até 2010, correspondentes a dois terços da meta nacional definida pelo Governo."

Aproveito para chamar a atenção ao facto de que os automóveis vulgares não poderem utilizar os biocombustíveis sozinhos(pelo menos para o Bioetanol) , tendo de ser uma mistura com a gasolina.

Se clicarem na imagem vão dar ao site ecológico do jornal O Publico de onde retirei esta noticia.

No comments: